BRASÍLIA – O XCI Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento iniciou nesta quarta-feira (4) com reunião dos Grupos de Trabalho (GTs) do Conseplan na Escola de Governo do Distrito Federal. Foi também o momento de estreia de um novo GT: Planejamento de Longo Prazo, que conta com o apoio da consultoria Macroplan.

Grupo de Trabalho é veiculado à Estratégia Brasil 2050 do Ministério do Planejamento e Orçamento Crédito: Ed Machado/Conseplan

O quarto Grupo de Trabalho se junta aos outros já estabelecidos: Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação. Esses três grupos estiveram reunidos ao longo do dia para a apresentação dos seus resultados e do planejamento para os meses seguintes, entre outras atividades.

Já para o GT de Planejamento de Longo Prazo, a ocasião foi de apresentação, inclusive com a participação de integrantes de outros Grupos de Trabalho, e de definição dos próximos passos. “A ideia de hoje é que possamos sair com um plano de ação para os próximos meses”, sintetiza Fabio Ono, diretor de Mercado da Macroplan, acrescentando que a reunião é de grande importância para “entender a experiência dos estados com as de planejamento de longo prazo e seus desafios”.

Vinculado à Estratégia Brasil 2050 do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), o novo GT foi concebido para articular os planos estaduais e regionais ao planejamento nacional de longo prazo, contando com a participação de representantes dos governos, da academia e de especialistas.

Representando o Ministério do Planejamento e Orçamento, o subsecretário de Planejamento de Longo Prazo, André Andrade. “A Estratégia Brasil 2050 precisa ser construída de maneira coletiva, o Brasil tem diferenças regionais muito grandes, então para você construir um plano de longo prazo, é preciso ouvir e trazer os insumos dos estados”, explica Andrade. “Por isso a gente acha essa parceria com o Conseplan muito importante”, complementa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *