
O encontro com estados e governo federal marcará o lançamento da segunda edição da revista do Conseplan
O Estado do Rio de Janeiro será palco do XCV Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, receberá secretários, servidores estaduais e especialistas de todo o Brasil, entre os dias 03 e 05 de dezembro, para debater os desafios nas áreas do planejamento e orçamento, além de ser um espaço para a troca de experiências. No evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), será lançada a segunda edição da Revista Planejamento e Futuro, com artigos dos titulares das secretarias e matérias exclusivas.
“O Rio de Janeiro se coloca, hoje, no centro dos debates que moldam o futuro do planejamento público no Brasil. Reunir aqui secretários acompanhados de suas equipes técnicas para debates e troca de experiências é reafirmar nosso compromisso com as pessoas, com a qualidade dos gastos públicos e com políticas que façam diferença na vida dos brasileiros”, destaca o governador Cláudio Castro.
A abertura oficial ocorrerá na quinta-feira (04) e contará além da presença do governador, com a participação do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Adilson Faria; do subsecretário de Planejamento e Orçamento, Rafael Abreu; do presidente do Conseplan e secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques; da secretária Nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis; e do chefe de gabinete do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Alexandre Cunha.
“O Conseplan é um espaço onde o Brasil se reúne para planejar o seu futuro, assumindo um papel estratégico na construção de um Estado mais moderno e eficiente. Por meio do diálogo qualificado, a integração entre União e entes da federação contribui para políticas públicas mais justas, eficientes e voltadas para quem mais precisa “, ressalta o secretário de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Adilson Faria.
Durante o encontro, alguns painéis abordarão a estruturação dos sistemas de planejamento, a efetividade da integração dos processos de trabalho por meio das redes funcionais, a reforma administrativa sob a ótica do planejamento e orçamento e a relevância da revisão de gasto em um contexto de desafio fiscal complexo, entre outros temas.
“Vamos fechar muito bem o calendário de eventos do Conseplan, fazendo um balanço das contribuições que os grupos de trabalho deram para o debate público, algo que traz a segunda edição da Revista Planejamento e Futuro. Esse é um produto que reúne os cases de sucesso dos estados e artigos de parceiros e que fizemos questão de lançar nesta edição do fórum no Rio de Janeiro. Em meio à abertura das submissões dos trabalhos técnico-científicos para o II Congresso do Conseplan, iremos planejar as ações para 2026, fortalecendo ainda mais a instituição”, realça o presidente do Conseplan e secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques.
A programação contará com salas de discussão para a Comissão de Comunicação e os quatro grupos de trabalho que integram o Conseplan: Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação; e Planejamento de Longo Prazo.
O encerramento do encontro ficará por conta da apresentação de relatórios dos GTs, cujo resultados visam contribuir para a governança orçamentária, assim como desenvolver, implementar, monitorar, avaliar e aprimorar processos que contribuam para a efetividade das ações do Estado e o desenvolvimento de ações estratégicas de de longo prazo.