O Conselho Nacional dos Secretários de Planejamento (Conseplan) realizou uma reunião interna do seu colegiado, que contou com a participação dos secretários de planejamento, seus representantes, técnicos e especialistas de 27 estados do Brasil e da diretoria da entidade, composta pelo presidente Fabrício Marques, pela secretária-executiva Silvia Capelanes, pelo secretário-executivo Sérgio Figueiredo e pelo assessor técnico Francisco Amorim.
Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos relevantes para o planejamento e gestão pública no país. Entre os principais temas abordados esteve a preparação para o próximo Fórum do Conseplan, que ocorrerá em Brasília (DF), de 4 a 6 de dezembro. Também foi debatida a realização de reuniões com consórcios para o alinhamento prévio ao Fórum de Brasília, contando com o apoio dos estados, além da missão internacional à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e à União Europeia.
Outros pontos da pauta incluíram a criação do Grupo de Trabalho (GT) de Planejamento de Longo Prazo, com indicação de titulares e suplentes, o preenchimento do inventário de gestão até o dia 4 de outubro de 2024, e a indicação formal de representantes para os demais GTs da entidade. Houve, ainda, informes sobre a realização do I Congresso Conseplan/MPO, previsto para maio de 2024, também em Brasília.
A regularização das anuidades dos estados-membros, a instituição de uma Comissão de Comunicação e a indicação de pontos focais para melhorar a articulação entre as secretarias foram outros temas abordados. A comissão, inclusive, terá como um de seus focos a criação de uma revista destinada a divulgar as boas práticas implementadas pelas secretarias de planejamento estaduais, destacando o valor das iniciativas desenvolvidas pelos governos locais.
O presidente do Conseplan, Fabrício Marques, destacou o caráter colaborativo e o fortalecimento da rede de planejamento no país: “É um momento muito especial aqui, todo mundo participando muito ativamente, muitos estados. A gente percebe muita sede dos estados trabalhando de forma cooperada, e o Conseplan é esse locus de troca de experiência, esse grande hub de troca de boas práticas.”
Fabrício Marques ressaltou, ainda, o papel dos grupos de trabalho formados desde março de 2023, que têm promovido o intercâmbio de conhecimentos entre os técnicos das secretarias estaduais. “A gente tem feito, desde março do ano passado, a formação de grupos de trabalho privilegiando os conhecimentos dos técnicos de carreira das secretarias que já militam, trabalham, conhecem temas técnicos, mas que se sentiam órfãos e não tinham uma rede. Então o Conseplan visa fortalecer essa rede”, afirmou o presidente.
Ele enfatizou também a importância de valorizar os servidores públicos que atuam nas secretarias de planejamento e orçamento dos estados, destacando que esses profissionais representam a elite da gestão pública estadual. “A gente precisa privilegiar esses servidores públicos, que de fato são elite, muitas vezes, de gestão dos governos estaduais e que não têm tido o papel que mereciam. Acho que é um momento também, neste congresso, de fazermos um grande chamamento dessas carreiras de Estado, dessa grande elite de planejamento dos estados de gestão, para estarmos juntos lá e fortalecer a rede brasileira de planejamento público”, concluiu Fabrício Marques.