
O XCII Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento se encerrou, nesta sexta-feira (21), em Vitória (ES), com painéis e a apresentação do balanço das atividades dos grupos de trabalho. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, comandou um painel sobre os “Desafios para o planejamento no Brasil nos próximos 25 anos”, e em outro painel foi apresentado a experiência do Fundo Soberano do Espírito Santo em relação às oportunidades de investimentos aliados à sustentabilidade.
“O nosso fórum termina com grandes contribuições dadas pelos grupos de trabalho para que o plano estratégico nacional seja mais coeso, conseguindo abarcar as particulares regionais e as boas práticas que vêm sendo desenvolvidas nos estados. Ferramentas importantes foram expostas e que vão auxiliar no aperfeiçoamento da elaboração do planejamento e orçamento públicos, a exemplo do uso da inteligência artificial (IA) para munir os gestores de indicadores para tornar mais eficientes as políticas públicas”, disse o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) e secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques.
No Grupo de Trabalho de Planejamento de Longo Prazo, foi estabelecido que até junho deste ano seja elaborado um documento de institucionalização do Plano Nacional de Longo Prazo, a Estratégia Brasil 2050, e a indução ao desenvolvimento ou atualização de planejamentos de longo prazo setoriais e subnacionais articulados com a estratégia nacional. Já no GT de Monitoramento e Avaliação, foi definido que um dos próximos passos será aumentar a autonomia e a capacidade técnica das secretarias para gerir e utilizar os processos de monitoramento e avaliação. Um outro ponto alinhado é a gestão do conhecimento sobre o tema no país, a partir de um banco de normativas e práticas executadas pelos estados.
Entre as próximas ações do GT de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos, está a realização de capacitações dos servidores para melhorar o desempenho de suas funções e liderança na área. No balanço do GT de Investimentos Públicos, foi anunciado a promoção de uma conferência virtual sobre “Infraestrutura Social: Investimentos por meio de Parcerias Público Privadas (PPPs) no dia 16 de abril, das 9h às 12h.