Foto: Ed Machado/Conseplan

O primeiro dia do XCV Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento foi dedicado ao fortalecimento da integração entre os Grupos de Trabalho (GTs) que compõem o Conseplan. Realizado nesta quarta-feira (03), no Rio de Janeiro, o encontro reuniu representantes de todas as frentes técnicas para um exercício coletivo de reconhecimento, conexão e uso estratégico das entregas produzidas ao longo do ano.

A reunião foi conduzida por Solange Rocha, coordenadora pedagógica da Muva (empresa parceria do Conseplan) e facilitadora responsável por organizar a dinâmica de integração. Participaram integrantes dos GTs de Gestão de Investimentos Públicos, Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos, Monitoramento e Avaliação, Planejamento de Longo Prazo, além da Comissão de Comunicação.

REVOADA DE IDEIAS

Os grupos apresentaram seus produtos, resultados e metodologias, que foram expostos em uma espécie de “painel-vivo”, servindo de base para o debate central do encontro:
“Como o GT do qual participo pode fazer uso dos produtos que visualizo nesta parede?”

A atividade estimulou os participantes a observar, compreender e identificar potenciais sinergias entre as diferentes áreas. A metáfora utilizada — a revoada dos guarás — guiou a proposta: assim como as aves sobrevoam longas distâncias em formação colaborativa, os GTs do Conseplan foram convidados a realizar um “sobrevoo coletivo” sobre as produções dos demais grupos.

“Essa sessão é inovadora e surgiu do interesse dos participantes dos diferentes GTs do Conseplan em ter uma conexão e uma integração maior entre as áreas técnicas e as diferentes produções que vêm sendo realizadas. A dinâmica que proporcionamos aqui, por meio da analogia da revoada dos guarás, foi justamente esse sobrevoo sobre os produtos. Todos puderam refletir sobre como se beneficiar dessas entregas, fazer um uso eficiente delas e realmente aprimorar práticas de integração e colaboração”, destacou Júlia Cardoni, cofundadora da Muva, que foi fundada Moçambique, em 2015.

Como principal resultado, o encontro gerou um alinhamento claro sobre como os GTs podem utilizar, complementar e potencializar os produtos já desenvolvidos. Esse aprendizado coletivo deve orientar a atuação dos grupos nas próximas etapas do fórum.

Além disso, o modelo de encontro — baseado em exposição conjunta, diálogo aberto e reflexões orientadas.