Na segunda-feira (4), tem início a nova missão internacional do Conseplan, que levará uma delegação brasileira com 17 integrantes para França e Bélgica. A programação, realizada até o dia 8 de novembro, inclui agendas na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, e na sede da União Europeia, em Bruxelas.
A expectativa do presidente do Conseplan, Fabrício Marques, é que a missão traga grandes aprendizados para os gestores que irão participar. “O grande objetivo é ter uma troca de experiências que podem ser úteis para enfrentar os grandes desafios que o Brasil tem vivenciado nesse momento de reconstrução do planejamento”, diz.
Marques destaca que os países-membros da OCDE já enfrentaram desafios iguais ou similares aos que o Brasil atravessa atualmente. Como exemplo, ele cita a questão da gestão de investimentos públicos; a experiência da Organização nesse campo pode, por exemplo, apontar para caminhos para a formulação de carteiras de investimento público.
O presidente do Conseplan diz também que o contato com representantes da União Europeia pode trazer também significativos aprendizados sobre articulação federativa que podem ser adaptados para a realidade brasileira.