Go to the content
or

Colivre.net

Parceiros

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Secretários de Planejamento elegem nova diretoria do Conseplan

March 12, 2015 14:36 , by Comunicação - | No one following this article yet.
Viewed 273 times

O Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) promove, nesta quarta-feira (11/03), reunião extraordinária em Brasília. No encontro estão reunidos secretários de planejamento e representantes de 14 estados, incluindo o Distrito Federal. O secretário adjunto da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF (Seplag-DF), Renato Jorge Brown Ribeiro, e o subsecretário de Planejamento Governamental da Seplag-DF, José Agmar de Souza, participam do encontro.

Durante a primeira etapa do evento, os secretários que, na maioria, são novos na gestão de suas pastas, conheceram a estrutura do Conseplan, discutiram o modelo de funcionamento do conselho e elegeram a nova diretoria.

Como presidente do Conseplan foi eleito o secretário de Santa Catarina, Murilo Flores, que já estava substituindo o ex-presidente Arnaldo Alves. O secretário de Planejamento e Finanças do Rio Grande do Norte Gustavo Nogueira foi escolhido como vice-presidente. O cargo de segundo vice-presidente será ocupado pelo secretário do Piauí, Antônio Rodrigues S. Neto.

Na ocasião também foram eleitos os diretores das regionais. Pela região Norte, responderá o secretário de Tocantins David Torres; pelo Nordeste, o secretário da Paraíba Tácio Pessoa; pelo Sul, o secretário de Santa Catarina Murilo Flores; pelo Centro-Oeste, o secretário do Mato Grosso do Sul Eduardo Corrêa Rieldel; e pelo Sudeste, o secretário do Espírito Santo Regis Matos Teixeira.

Os secretários também falaram sobre as pautas de discussões dos próximos encontros do Conseplan. Como preocupação central, os gestores falaram sobre a questão do ajuste fiscal e do déficit nas contas estaduais, principalmente do limite com as despesas de pessoal. O vice-presidente Gustavo Nogueira ressaltou que 2015 será um ano difícil em face das receitas deterioradas e da economia fraca.

No período da tarde a reunião prossegue com as participações da Secretaria de Orçamento Federal, da Secretaria de Planejamento e Investimento Estratégicos – ambas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – e do Ministério da Integração Nacional.

Próximo Fórum

Durante a manhã desta quarta, os secretários escolheram Brasília para sediar o próximo Fórum do Conselho. A data está previamente agenda para os dias 16 e 17 de abril. Tradicionalmente o Conseplan realiza quatro fóruns anuais em diferentes estados para tratar de temas comuns entre os participantes. O evento conta com a participação de palestrantes ilustres e discute soluções para melhoria da gestão pública nos estados.

Fonte: Ascom/Seplag-DF