Go to the content
or

Colivre.net

Parceiros

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Novo Índice de Desenvolvimento Estadual (IDE) foi lançado nesta quinta, 17

March 18, 2016 3:00 , by Comunicação - | No one following this article yet.

65_forum_conseplanApresentação do IDE foi um dos destaques do 65º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento

Nesta quinta-feira (17), Brasília foi casa de mais um Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento. Esta foi a 65º edição do encontro, que teve como destaque, durante a manhã, o lançamento do novo Índice de Desenvolvimento Estadual (IDE), que permite avaliar e planejar políticas públicas a partir de indicadores comparáveis entre as federações e o Distrito Federal.

O IDE é resultado de um conjunto de índices de cinco dimensões: saúde, educação, emprego e renda, condições de moradia e segurança. Ao todo, compondo estas cinco áreas, foram selecionados 17 indicadores, de modo que, além da mensuração do desempenho agregado das áreas, seja possível observar os aspectos que influenciam as variações no nível de desenvolvimento de cada unidade federativa.

A ideia não é firmar um ranking anual. O IDE – aprovado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) – seguindo a linha do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), possibilita mensurar o nível de desenvolvimento dos estados brasileiros, acompanhando-o no tempo.

No encontro, os secretários de estado e representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) puderam debater aplicações e melhorias no IDE, cujos dados serão publicados em breve. Por ora, estão consolidados os índices de 2014.

Compartilhamento de experiências e estudos

A retomada das atividades do fórum, no começo da tarde, se deu com a apresentação das negociações do estado de Santa Catarina com a união sobre a dívida estadual, decorrentes da demanda judicial, requerida pelo estado, em tramitação no Supremo Tribunal Federal. Segundo o secretário de planejamento de Santa Catarina e presidente do Conseplan, Murilo Flores, “a ideia era dividir a experiência de Santa Catarina. As coisas estão em negociação e em bom andamento”.

Ainda entre as pautas da tarde, foram apresentados os resultados prévios de uma pesquisa em andamento sobre a situação da previdência social nos estados, coordenada pelo secretário de planejamento de Minas Gerais, Helvécio Miranda Magalhães.

O Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento se estende até amanhã, sexta-feira (18), quando será dado o encaminhamento das decisões tomadas no primeiro dia de encontro.

Fonte: Ascom/Seplag-DF

65_forum_conseplan_2